segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Lugares para visitarmos - Turquia

Desde o meu inicio de namoro fazemos milhares de planos sobre onde temos que ir , lugares exóticos, históricos , bonitos ... E resolvi colocar aqui um post sobre cada lugar que queremos ir , com curiosidades, pontos turísticos e tal ..



O primeiro deles é a Turquia . Tá, muitas pessoas podem achar que é por causa da nova novela , só que não né ?! O país se localiza entre a Asia e a Europa , mas tem uma cultura praticamente toda oriental (como pode não é ?)

Curiosidades 

1.   A Turquia tem o nome oficial de República da Turquia. É um país euro-asiático cuja capital é Ancara.
2.   O nome vem da pedra Turquesa, de cor azul forte (com veios em cobre), encontrada apenas no território turco.
3.   Istambul, a cidade mais populosa, foi capital de diversas civilizações, como Império Romano, Bizantino e Otomano.
4.   A Turquia é o 7° país mais visitado do mundo pelos turistas. 
5.   A tulipa é originária deste país e a cidade de Constantinopla (Istambul hoje) era conhecida como a Cidade das Tulipas, onde elas são plantadas de todas as cores. 
6.   Istambul é a única cidade do mundo com território em dois continentes, Ásia e Europa.
7.   A primeira moeda do mundo foi cunhada na Turquia pela civilização Lídia. 
8.   O orkut foi inventado na Turquia. Quem o criou foi o engenheiro Orkut Buyukkokten.
9.   A segunda maior construtora civil do mundo é turca e construiu sozinha as Ilhas Palmeira em Dubai.
10. São Nicolau, o Papai Noel, nasceu e viveu como um bispo em Demre, na Turquia.
11. A palavra Mausoléu tem origem na construção da tumba do rei persa Mausolo, em Halicarnasso, atual Bodrum. O mausoléu ficou conhecido como uma das sete maravilhas do mundo antigo.
12. O Monte Ararat onde Noé (segundo as escrituras sagradas) aportou a arca após o dilúvio, fica na Turquia.
13. A Virgem Maria morreu em Efesus no ano 47 da era cristã, para onde foi com o Apóstolo João. Sua casa foi reconhecida e abençoada pelo Papa Paulo VI, após descobertas arqueológicas lideradas pelos turcos. 
14. Capadócia é a região onde São Jorge viveu e possui casas de cavernas dos anos 8.000 a.C
15. Ao se cumprimentar os homens se beijam nas faces. Homem beija homem, mulher beija mulher e mulher beija homem nas duas faces. Mulheres mais religiosas não beijam homens nas faces.
16. Um turco típico bebe aproximadamente cerca de 10 chicaras de chá negro por dia. O chá é a bebida mais popular da Turquia. 
17. O croissant conhecido como especialidade francesa, surgiu em 1683 inspirado na lua da bandeira turca.
18. A berinjela é muito apreciada na culinária turca. Existem 40 maneiras diferentes de prepará-las. Também são muito apreciadas as empadas recheadas de carne ou queijo conhecido como borek. 
19. A carne mais popular no país é a de borrego, seguida da carne de vaca e da galinha (o consumo de porco, proíbido pelo  Alcorão, é pouco frequente).
20. Para acompanhar as refeições se bebe a suave cerveja turca, vinhos brancos e tintos e o raki, a bebida nacional, uma espécie de aguardente.



Pontos turísticos 



Entre diversos pontos turísticos espalhados pelo mundo, Istambul, a cidade mais da Turquia, é um dos grandiosos lugares que servem como trajeto para muitos turistas, não somente do Brasil, mas também de todo o mundo. E hoje, graças ao cenário atual do Brasil com relação à situação econômica, as viagens internacionais estão mais acessíveis a diversas classes sociais da população.
Mas, voltando a Istambul, a cidade é também centro cultural e financeiro do país, além de ter sido considerada, em 2010, como Capital Europeia da Cultura, junto a cidades como Pecs, na Hungria e Essen, na Alemanha. Istambul fica localizada em ambos os lados do estreito de Bósforo, tendo assim uma parte do território tanto na Ásia, quanto na Europa. A cidade conta com quase 20 milhões de pessoas , com uma das maiores aglomerações de pessoas de todo continente europeu, e também sendo comparada com as maiores cidades do mundo.
Entre os principais pontos turísticos estão Hagia Sophia, Igreja de São Salvador, Sultanahmet Mosque, também conhecida como a Mesquita Azul e Topkapi Palace. Além disso, Istambul conta com uma grande história relacionada ao centro dos impérios, apresentando diferentes locais históricos, muitos deles relacionados à religião, com uma grande parte dos antigos monumentos tendo referências às épocas bizantinas, romanas e otomanas.
Através de uma lista na Wikipédia, é possível conferir os principais pontos turísticos elencados por Edifícios e monumentos, como Aqueduto de Valente, Avenida de Istiklal (İstiklâl Caddesi), Banhos de Roxelana (Haseki Hürrem Sultan Hamamı), Cisterna da Basílica, Igreja de Santo Estêvão dos Búlgaros, (conhecida como Igreja de Ferro), Ilhas dos Príncipes (Adalar), Mesquita Azul (Mesquita do Sultão Ahmet, Sultanahmet Camii), Mesquita de Arap (antiga igreja gótica católica), Mesquita de Fatih, Mesquita de Süleymaniye (Mesquita de Solimão), Museu dos Mosaicos do Grande Palácio, Museu Sadberk Hanım, Palácio de Topkapı, Palácio Dolmabahçe, Torre de Gálata e Torre de Leandro (Kız Kulesi), também conhecida como Torre da Donzela.
No link também estão disponíveis informações com relação aos mercados, bairros e lugares diversos, assim como construções emblemáticas, além da lista de museus e monumentos de Istambul.
Outro informações importante acerca do turismo na cidade é com relação às diferentes temperaturas de cada uma das estações do ano. O verão em Istambul é geralmente quente, em torno de 27°C durante o dia e 18°C à noite. No entanto, quando os níveis de umidade são altos, a sensação de calor é muito maior, com temperaturas que chegam a 35°C. Já no inverno, faz frio na cidade e o tempo também é úmido, com média de 2°C à noite e 7°C durante o dia, mas o vento forte pode aumentar a sensação de frio também. Sendo assim, antes de marcar sua viagem, e dependente do período que pretende passar pela cidade, estude bem a cultura do local, programe o passeio de acordo com a época do ano correta e prepare-se para a temperatura que escolheu. Não esqueça de consultar uma companhia de viagem de sua confiança para não esquecer de nada importante.